A manhã de quinta-feira começou com uma aula subordinada à questão «O que temos de fazer para ter uma Economia Sustentável?» com o Prof. Doutor Daniel Bessa. O Professor começou por fazer uma abordagem à evolução da economia portuguesa nos últimos cinquenta anos, afirmando que, nesse, período de tempo, houve apenas dois momentos de crescimento. Para Bessa, Portugal tem potencial de crescimento nas áreas de saúde e doença e deve apostar no mar como recurso natural.
Após o almoço, foi a vez de os alunos se tornarem oradores e apresentarem os trabalhos de grupo. Homenageando os quarenta anos do PSD na História portuguesa, seleccionaram algumas das maiores realizações do partido desde a sua fundação, e cumpriram o desafio de lançar novas propostas para o futuro de Portugal. Estiveram em cima da mesa temas como a sustentabilidade da Segurança Social, a reestruturação das redes de Ensino e a instituição do voto obrigatório, entre outros. Todas as propostas e intervenções contaram com os comentários do eurodeputado Paulo Rangel.
Seguidamente, os alunos fizeram o habitual passeio turístico por Castelo de Vide. Em simultâneo, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação esteve presente na UV para que os alunos pudessem dar sangue e, assim, contribuir para o aumento das reservas que estão, neste momento, em baixa no nosso país.
À noite foi a vez de Leonor Beleza falar sobre Francisco Sá Carneiro. Num discurso tocante e inspirador, a ex-ministra da Saúde e ex-Secretária de Estado da Segurança Social falou do homem que era Sá Carneiro – íntegro, respeitável e sempre eticamente correcto –, bem como da sua acção enquanto deputado que procurou mudar o regime de repressão em que se vivia a partir de dentro, reivindicando as liberdades, direitos e garantias então inexistentes. A actual presidente da Fundação Champalimaud respondeu ainda a algumas perguntas dos alunos, abordando temas como a saúde e o financiamento da investigação em Portugal, questões sociais fracturantes e a sua experiência enquanto membro de anteriores Governos.
O dia terminou com a divertida “gala do boneco”, em que os alunos puderam pôr à prova a sua criatividade num momento de descontracção e lazer.