Daniela Ruah
Quais as grandes diferenças que encontrou ao nível do método de organização e trabalho no estrangeiro relativamente a Portugal? Aproveito para lhe dar os parabéns pelo trabalho que tem feito! Dentro da indústria televisiva e cinematográfica existem grandes diferenças entre o método de organização e trabalho nos EUA e Portugal. Creio que estas diferenças ocorrem principalmente devido à dimensão de ambos os países, da concorrência dentro da própria indústria e da quantidade de dinheiro investido em diversos projetos. Nos EUA existem sindicatos de atores, escritores, realizadores, transportes, etc. Ou seja, os trabalhadores são protegidos dentro das suas áreas. Por exemplo, tem de haver uma determinada quantidade de horas de descanso entre um dia de trabalho e o dia seguinte. Em televisão, as pessoas são pagas pela repetição de um episódio, o sindicato de atores obriga também a que haja um seguro de saúde através dos produtores de um projeto. Tudo isto contribui para um ambiente de trabalho mais justo e age como um incentivo. Estes exemplos são particularmente importantes para mim
Miguel Monjardino
Sendo da área de relações internacionais, como vê o processo de internacionalização das PME's em Portugal? Considera isso um caminho indispensável para o sucesso? A margem de manobra e a influência internacional depende sempre da capacidade de um país criar riqueza. Portugal precisa de atrair muito mais investimento directo estrangeiro e criar uma ecologia política e económica que permita às suas PMEs crescer e exportar para novos mercados. Correndo o risco de simplificar, isto exige pelo menos duas coisas - (i) acesso a financiamento a um preço igual ou parecido com as outras PMEs da zona euro; (ii) a sobrevivência da globalização. Dito de outra forma, as regras da ordem internacional económica são muito importantes para nós.
Leonor Beleza
Portugal tem um claro potencial na área da saúde. No entanto, por vezes não tira rendimento disso mesmo, sendo ultrapassado por países economicamente mais fortes. Nesse sentido, o que acha que deve ser feito para mudar esta paradigma ?
Daniel Innerarity
Qual o papel que os jovens de hoje em dia (especialmente em Espanha ou Portugal) devem ter? Deve-se apostar mais na formação multidisciplinar ou numa formação mais específica?
Durão Barroso
Deverá a UE levar material militar para a Ucrânia como forma de protecção? (Sendo que a Rússia está praticamente em guerra com a Europa).
Achei Curioso
Quando fazemos chá uma cafeteira eléctrica, a concentração de CO2 é maior do que numa garrafa de água das pedras.
O facto de o Doutor Miguel Poiares Maduro ter referido que não existe um problema de texto constitucional mas sim um problema de cultura constitucional no modo como interpretamos as leis.
O que o Nuno Matias disse: ' Nós não estamos aqui para ser os melhores mas sim para sair daqui melhores' .
O facto de o Prof. Doutor Joaquim Azevedo ter referido que vivemos numa sociedade 'selfie' , que só olha para si mesma. É necessário criar laços sociais e criar ligações numa comunidade.
O facto de o Doutor António Murta ter ressaltado o talento que existe no nosso país em diversas áreas, seja na pintura, na escultura, na tecnologia, na saúde e na música, e não apenas no desporto!
Sugestões
Haja mais tempo para o convívio entre os vários grupos de forma a todos se conhecerem. Uma boa forma era realizar uma atividade em que houvesse um "mix" de várias pessoas de diferentes grupos ou mais tempo para conviver ao pé da piscina ou esplanada.
Realizar um quizz entre grupos com perguntas sobre a política nacional, bem como internacional. Visto que o tempo livre é pouco seria realizado no final de uma aula ou ao longo da semana.