PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Rita Almeida Neves
   
Grupo Bege
Distrito:
Coimbra
Concelho:
Coimbra
Hobbie:
Ler; escrever
Animal:
Borboletas
Comida:
Lulas grelhadas com "molho da minha avó"
Música:
Naive - The Kooks
Livro:
Crónica de uma morte anunciada
Filme:
Big Fish
Gostaria de Ser:
Comunicadora/Gestora de Ciência e Tecnologia
     
    Intervenções
   
Portugal envelhecido: promover a natalidade
Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Jantar-Conferência com o Doutor António Murta
Portugal no €uro: oportunidades e condicionamentos
    Pergunta a ...
   
Hugo Soares
Boa tarde ! Não consigo deixar de fazer duas perguntas. Durante todo o teu percurso da JSD qual a tua maior vitória e derrota? E como deputado? Por fim, imaginando que terias de escolher um ministério para ser ministro num próximo governo, qual seria?
Olá Rita! Isso é que são perguntas difíceis. Olha, se calhar a maior derrota é maior vitória. Foi ter perdido duas vezes as eleições para a Câmara Municipal de Braga e ganhar à terceira vez. Só perde quem realmente não tem convicção! Adoro ser Deputado e ser Advogado. Amo o que faço. O próximo governo que vai ser liderado por Passos Coelho vai ter, certamente, ministros de grande qualidade ao pé dos quais eu sou muito pequenino. E olha que é difícil ;)
Miguel Monjardino
Podemos dizer que actualmente há uma guerra na Europa? Até que ponto poderão chegar as consequências a nível económico, político e militar do confronto na Ucrânia?
Dependerá muito de: (i) objectivos políticos de Moscovo; (ii) da maneira como Kiev vai reagir a estes objectivos; (iii) da avaliação que as principais capitais europeias e Washington e os seus principais aliados (Japão e Coreia do Sul, por exemplo) vão fazer. Dito isto, o assalto russo à Ucrânia é um choque estratégico para a Europa. Muito daquilo em que as lideranças e as sociedades europeias acreditaram nos últimos vinte anos, está obsoleto.
Miguel Macedo
No 136.º aniversário do Comando Regional da Polícia de Segurança Publica na Madeira, referiu que Portugal continua a ser um país seguro. Tendo em conta os condicionamentos de financiamento(adjacentes às políticas de austeridade necessárias) mas também os conflitos emergentes na Europa, haverá possibilidade que essa segurança seja posta em causa?
Leonor Beleza
Tendo em conta a sua ligação à Fundação Champalimaud e olhando para a crise que vivemos actualmente na ciência, qual a estratégia que deverá ser aplicada para aproveitar de uma forma realmente eficaz todos os recursos de propriedade intelectual que Portugal apresenta nesta área?