Acredita que os jovens emigrantes portugueses tencionam voltar a Portugal?
Muitos parabéns, é uma jovem exemplo pela sua dinâmica,pelo seu talento mas sobretudo pelo seu trabalho.
Sinceramente, não sei. Para começar, o nível de desemprego no nosso país ainda é alto, logo, mesmo que um jovem queira regressar a Portugal, teria grandes dificuldades.Creio também que as leis de trabalho precisam de ser revistas, para incentivar as empresas a contratar pessoas novas. Por algum motivo, e independentemente da área de trabalho, muitos dos Portugueses que emigram acabam por encontrar um determinado grau de sucesso, por isso, não sei que motivo teriam para regressar ao seu país de origem sem a garantia de uma compensação profissional ou monetária.
Quais as grandes diferenças que encontrou ao nível do método de organização e trabalho no estrangeiro relativamente a Portugal? Aproveito para lhe dar os parabéns pelo trabalho que tem feito!
Dentro da indústria televisiva e cinematográfica existem grandes diferenças entre o método de organização e trabalho nos EUA e Portugal. Creio que estas diferenças ocorrem principalmente devido à dimensão de ambos os países, da concorrência dentro da própria indústria e da quantidade de dinheiro investido em diversos projetos. Nos EUA existem sindicatos de atores, escritores, realizadores, transportes, etc. Ou seja, os trabalhadores são protegidos dentro das suas áreas. Por exemplo, tem de haver uma determinada quantidade de horas de descanso entre um dia de trabalho e o dia seguinte. Em televisão, as pessoas são pagas pela repetição de um episódio, o sindicato de atores obriga também a que haja um seguro de saúde através dos produtores de um projeto. Tudo isto contribui para um ambiente de trabalho mais justo e age como um incentivo. Estes exemplos são particularmente importantes para mim
Desde já os meus parabéns pelo trabalho efectuado nos EUA, a questão que gostaria de fazer é como é que foi recebida numa nova cultura, num novo pais, e quais as principais diferenças sócio culturais e politicas existentes entre Portugal e EUA?
Após uma crise económica e financeira como a que atravessamos com a presença do fundo monetário internacional a exigir um plano de austeridade que originou um tremendo sacrifício dos portugueses, e após o sucesso obtido com este esforço, considera que este sucesso foi reconhecido fora da união europeia, nomeadamente nos Estados Unidos da América?
É um grande exemplo de luta e de sucesso de um português no mundo. Todo o tempo que gastou nessa luta, considera algo imaculado ou arrepende-se de sacrificios que tenha feito?
Jovem actriz de sucesso. Sucesso esse que alcançou um nível e reconhecimento superior fora do nosso país. Agora que tem uma maior experiência "além fronteiras", como vê o futuro profissional dos jovens em Portugal? Será preciso "afastarmos-nos" das nossas origens para posteriormente sermos reconhecidos pelas nossas qualidades e trabalho?
Certamente és uma pessoa atenta à realidade do nosso país e às mudanças sociais que temos vivido nos últimos anos. Como tens assistido a essa realidade? Entendes que a emigração é o processo normal das sociedades ou um acontecimento negativo para os países emissores?
Uma das áreas que eu gostava de seguir é ser actriz, no entanto em Portugal cada vez mais esta área perde interesse. Qual a escola melhor que me aconselha para iniciar esta carreiras?
Através de inquéritos e outros meios de questionários, verifica-se que persiste na sociedade Norte Americana em geral um desconhecimento face a Portugal. Qual considera ser a principal razão para isto se suceder? O que se deve fazer para contrariar este facto e projectar Portugal nos EUA?
À semelhança do que já aconteceu com outras atrizes que decidiram também acumular a sua carreira de atriz com uma carreira política, acha que poderia acontecer consigo? Obrigado.
Numa altura em que actores Portugueses já começam a dar nas vistas lá fora pela sua qualidade enquanto profissionais, poderá Portugal vir a criar uma nova geração de embaixadores da cultura nacional? Se concorda, como será possível criar e/ou espevitar essa geração?
Em termos de integração social, sente que os americanos são mais receptivos ao recebimento de pessoas oriundas de outros países ou continentes do que nós, Portugueses?
Quando muito se debate acerca da fuga de cérebros, a Daniela é um exemplo paradigmático dessa realidade. Ainda jovem, emigrou para os EUA, em busca de novos horizontes. O que sugere que o Estado deverá fazer para criar condições aos jovens de novo a que estes queiram permanecer no nosso país?