A "fuga de cérebros" pauta a imigração portuguesa da actualidade. Considera que estes emigrantes poderão trazer, no futuro, valor acrescentado ao país, caso regressem? Se sim, que tipo de medidas deveriam ser tomadas para gerar benefícios compensadores dos actuais custos económicos e sociais da onda de emigração?
Partilho da preocupação nacional em torno da emigração atual, claro. Proponho que a olhemos como oportunidade.
Precisaremos daquilo que aprendem lá fora, das suas novas experiências. Na Fundação Champalimaud seguimos os que saíram nas áreas que nos interessam e mantemos os contactos.
Qual a realização na área da saúde que mais desejava que a Fundação Champalimaud alcançasse?
Gostaria que contribuíssemos significativamente para tornar o tratamento do cancro muito mais compatível com a manutenção da condução de vida "normal". Estamos a ir por esse caminho através da utilização da radioterapia em vez, nomeadamente, da cirurgia. É claro que o grande objetivo é curar!
Portugal tem um claro potencial na área da saúde. No entanto, por vezes não tira rendimento disso mesmo, sendo ultrapassado por países economicamente mais fortes. Nesse sentido, o que acha que deve ser feito para mudar esta paradigma ?
Recentemente incentivou os jovens a se formarem e "irem lá para fora" ganhar experiência e voltarem.
Considera que os devemos incentivar ao futuro regresso antes da saída, ou no futuro, quando Portugal estiver a necessitar destes e estes tiverem as suas vidas organizadas fora de Portugal?
Atendendo à sua experiência no Ministério da Saúde, acha que Portugal se encontra preparado e com condições para enfrentar um surto de uma doença infectuosa como o caso do vírus da ébola?
Como se pode replicar o grande exemplo da excelência que a Fundação Champalimaud tem dado ao país na área da saúde e da investigação médica, entre outras áreas, para ganhar competitividade na Europa?
A Dra. Leonor Beleza é uma das mulheres que marcou a política Portuguesa, pelos vários cargos que já ocupou e desempenhou. Sabendo que existe já uma especulação para os candidatos às próximas eleições eleições presidenciais, qual considera ser uma das razões para não constarem mulheres responsáveis, que marcaram o país pelas suas várias acções, como a Dr. Manuela Ferreira ou a própria Dra. Leonor Beleza, na lista dos candidatos presidenciais?
Tendo em conta a sua ligação à Fundação Champalimaud e olhando para a crise que vivemos actualmente na ciência, qual a estratégia que deverá ser aplicada para aproveitar de uma forma realmente eficaz todos os recursos de propriedade intelectual que Portugal apresenta nesta área?