PERGUNTA A ...
 
 
     
Carlos Moedas
 
David Gonçalves Pereira
Quais as suas expectativas sobre a nova missão que irá iniciar como Comissário Europeu?
O novo Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apenas irá formalizar a composição da sua equipa durante a próxima semana. Os Comissários designados irão realizar audições no Parlamento Europeu que votará a constituição final da futura Comissão Europeia. Aguardo com natural entusiasmo a possível designação como Comissário Europeu, sabendo a elevada responsabilidade que irei assumir na defesa dos interesses dos 500 milhões de cidadãos que residem no conjunto dos 28 Estados-Membros. Com vontade, determinação e muito trabalho, assumirei este novo desafio político no sentido de contribuir para aumentar a competitividade da economia europeia e melhorar a qualidade de vida das populações.
José Ramos Andrade
Com o estado económico e social do país, qual o futuro de Portugal relativamente ao desemprego jovem e as novas oportunidades?
No passado mês de Julho, a taxa de desemprego jovem fixou-se nos 35,5%, um valor substancialmente mais baixo face ao verificado em Abril do ano transacto quando alcançou os 42,5%. Apesar da melhoria significativa, o Governo português tem continuado a desenvolver e a implementar novos programas de emprego e formação para os jovens portugueses, destacando-se o Impulso Jovem, o Garantia Jovem ou o Programa Retomar. São programas importantes que visam garantir a melhoria das qualificações académicas das novas gerações e permitir uma rápida entrada no mercado de trabalho.
Ana Carolina Sousa
Se, de facto, Comissário Europeu, lhe for atribuída a pasta do Emprego, qual será ou serão as suas "guide-lines" para combater os ainda elevados níveis de desemprego nalguns países da UE e as consequências que deste advém?
André Caldeira Martins
O que fazer para aumentar a preponderância de Portugal no papel Europeu?
Frederico Barreiros Mota
Considera que poderá potenciar a posição portuguesa no seio da Comissão através da sua próxima missão?
Gonçalo Lopes de Andrade
Enquanto novo Comissário Europeu Português como pensa que poderá elevar o nosso nome e despertar a atenção para reindustrializar e tornar o país mais produtivo? Passará por aí o caminho?
Hugo Ferrinho Lopes
O que podemos fazer para travar este neo-imperialismo alemão, desta vez pela via económico-financeira?
João Carlos Ferreira
Agora que é Comissário Europeu do Trabalho e Assuntos Sociais, que estratégia / medidas irá tomar para espevitar a criação de empregos na UE?
João Pedro Oliveira
Dada a crítica de que foi alvo pela comunicação social e oposição à sua nomeação como candidato a Comissário Europeu e dado o seu magnífico currículo técnico e profissional, em Portugal, o mérito pessoal e profissional é ainda hoje colocado em segundo plano, em comparação com a singela imagem pública? Valorizamos mais a imagem que o conteúdo, não aprendendo com as más escolhas do passado?
José Alberto Ferreira
A orientação acomodatícia da actual política monetária do BCE tem revelado alguma ineficácia. Acredita que há espaço na zona euro para um programa QE (Quantitative Easing)? Ou considera que a redução das taxas de juro directoras poderia produzir efeitos na economia real, ainda que não conheça precedente na tradição financeira europeia?
Luis Laranjo Matias
Sabendo que o desemprego tem-se tornado um problema universal na Europa durante a crise financeira que vivemos, especialmente o desemprego jovem, quais considera ser as políticas e mecanismos importantes para o fomento do emprego na Europa que aproxima a Comissão Europeia e o próximo Comissário do Emprego, deve tomar?
Pedro Carvalho Esteves
Qual o futuro do trabalho e do emprego na UE?
Romão Afonso
No nosso partido conhecemos de perto a injustiça que a opinião pública forma em relação às nomeações. Como encarou pessoalmente e emocionalmente o que foi dito nas últimas semanas a seu respeito?